domingo, 13 de dezembro de 2009

ENCONTRO FILOSÓFICO DOS ALUNOS DO COLÉGIO EVOLUÇÃO DE APUCARANA - MARÇO 2009

No dia 21/03 foi realizado numa chácara perto da cidade, o encontro filosófico com os alunos do Colégio Evolução de Apucarana. Além dos alunos que gostaram muito do desenvolvimento do evento, fizeram-se presentes a coordenadora, professoras e também, o prof. Carlos, assessor filosófico pedagógico do Centro de Filosofia, na região norte do Paraná.

O Encontro teve como tema "o pensamento para o homem - fazendo a diferença" e foi marcado por reflexão e dinâmicas desenvolvidas pelas professoras, apresentação sobre o pensamento de alguns filósofos pela 5ª série, além de um momento de conversa entre os alunos e o professor Carlos enfocando a diferença entre o “simples pensar” e o “pensar filosófico”.

Confira a seguir algumas fotos e vídeo do encontro




















"TRAGA" SUA ESCOLA PARA FAZER PARTE DESTA PARCERIA E VENHA FILOSOFAR CONOSCO. (carlos@portalser.net) (http://www.portalser.net/)

FORMAÇÃO CONTINUADA - COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

As professoras que trabalham a Filosofia com crianças e adolescentes no Colégio Nossa Senhora do Rosário, de Cornélio Procópio, juntamente com a Diretora e a Coordenadora, contaram novamente – no dia 28 de fevereiro – com a presença do assessor do S.E.R./Centro de Filosofia Educação para o Pensar, Prof. Carlos Alberto Alves, para mais uma manhã de formação continuada. O trabalho veio atender as expectativas das professoras de como desenvolver o trabalho filosófico em sala de aula com seus alunos – dúvidas levantadas no encontro anterior (2008).

Além de refletir sobre o papel do(a) educador(a) no trabalho da Filosofia com as crianças, as mesmas tiveram a oportunidade de vivenciar uma aula com o tema LEITURA, proposto no Novo Espaço Filosófico Criativo da 1ª série/2º ano, com base no Manual do Professor, da Novela Filosófica “O Menino e a Caboré”.

O resultado foi de muita participação, reflexão em grupo e capacitação para o bom desenvolvimento do trabalho neste ano de 2009.

Veja a seguir algumas fotos que mostram os diferentes momentos do desenvolvimento do trabalho.